Arte Contemporânea: conceitos e características principais

A Introdução abaixo refere-se ao trabalho de conclusão da disciplina Estética e Arte Contemporânea do curso de especialização em Filosofia Contemporânea da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Caso alguém tenha interesse em conhecer outras partes deste trabalho, poderei enviá-lo na íntegra assim que receber a avaliação final do referido.

INTRODUÇÃO

De todos os temas, autores e assuntos apresentados e discutidos ao longo da disciplina Estética e Arte Contemporânea, esta última despertou meu particular interesse com o propósito de aprofundar e compreender a essência deste movimento nas artes o qual, muitas vezes, á caracterizado como não arte.

As propostas de Danto sobre o fim da arte, a arte contemporânea como plural, tolerante e livre, a definição de que tudo pode ser arte e que todos podemos ser artistas, o uso de meios tecnológicos e de objetos do dia a dia na obra de arte, a passagem do modernismo para a arte contemporânea são temas e assuntos que desafiam minha compreensão de arte, talvez em grande parte por estar condicionado a um tipo de arte que vigorou durante seis séculos no Ocidente; para mim, a arte sempre significou a representação da realidade exterior, mesmo que muitas vezes criando certas distorções e ilusões.

Cabe também mencionar que recentemente tomei conhecimento mais de perto dos trabalhos de uma artista contemporânea, Mariana Manhães, jovem promissora que tem exposto, individual e coletivamente, suas obras em locais de grande prestígio como o Centro Cultural Banco do Brasil, Oi Futuro, Museus de Arte Contemporânea de Niterói, etc. “Aplicar” os conceitos de arte contemporânea de um autor como Danto à obra de Mariana Manhães é o meu objetivo final com este trabalho de conclusão da disciplina Estética e Arte Contemporânea.

Este trabalho está dividido em basicamente três partes: na primeira, procurei expor e compreender os conceitos de Danto sobre arte contemporânea, arte moderna, fim da arte, etc. Na segunda parte, tracei uma breve biografia de Mariana Manhães destacando suas principais exposições e premiações recebidas ao longo de sua breve e meteórica carreira. Para ilustrar melhor o trabalho de Mariana, acrescentei um panorama geral de suas duas mais recentes obras: Thesethose e Dentre, instalações montadas nos Estados Unidos em 2011 e no Centro Cultural Banco do Brasil em 2010, respectivamente. E finalmente, no final deste trabalho, reproduzo a entrevista feita por email com Mariana Manhães, a partir de um questionário baseado em conceitos discutidos ao longo do curso.

About jrcosmo

Aposentado, sociólogo, paulista residindo no Rio, 61 anos, interessado em bons filmes, boas leituras e bons cursos de filosofia, política, sustentabilidade,etc.
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

24 Responses to Arte Contemporânea: conceitos e características principais

  1. Renata says:

    Olá, gostaria de receber seu texto na integra. Acredito que ele possa contribuir para minha pesquisa de dissertaçao que trata da produção de arte contemporânea no estado de Mato Grosso.

    • jrcosmo says:

      Cara Renata,
      enviarei o texto completo para voce. O referido trabalho de conclusao da disciplina de Estetica ainda nao retornou para mim corrigido. Portanto, posso apenas garantir que fiz o melhor que eu pude em termos de qualidade. Gostaria de ter posteriormente seu feedback. Um grande abraco,
      Cosmo

      • Renata says:

        Cosmo, Agradeço desde já seu pronto atendimento. Tenho certeza que terei uma boa leitura. Aguardo envio o trabalho. Saudações, Renata

    • Lavinia says:

      Olá, sou estudante da Escola De Belas Artes (UFRJ) e também estou muito interessada em conhecer seu trabalho na íntegra.
      No próximo período, que iniciará em 01/04, farei Pintura III que exigirá de mim uma certa “desconstrução”. Sou extremamente figurativa, por isso me interessei muito pela sua pesquisa.
      Desde já agradeço.
      Abraço,
      Lavinia

  2. Zaira Beatriz Morato says:

    Prezada Renata,
    após minha aposentadoria e de meus 60 anos estou estudando Artes Plasticas na UFES.
    Gostaria de conhecer sua monografia uma vez que desenvolvo obras em arte contemporanea. Fui selecionada pela Fundação Tomie Ohtake para uma oficina em Arte Contemporanea que culminou com uma exposição, premiada no Festival cultural BB e no Concurso de Retratos da Exposição Modigliani Imagens de Uma Vida, tendo ganhado uma viagem a Roma.
    Grata, Zaira

    • Renata says:

      Olá Zaira, fico feliz por esta nova etapa. Parabéns também pela exposição e premiação. Em relação ao meu trabalho, creio que não poderei ajudá-la muito neste momento, minha dissertação está ainda em construção, e tenho ainda, apenas os primeiros direcionamentos de estudo. Em relação a arte contemporânea, recomendaria leituras da autora Anne Cauquelin (Teorias da Arte, Arte contemporânea: uma introdução e Arte contemporânea). Espero poder contribuir, se preciso for, entre em contato novamente. Espero ainda que tenha uma agradabilíssima viagem!!!!! Atenciosamente, Renata.

  3. Patricia says:

    Oi Renata, gostaria de conhecer seu trabalho tambem. estou estudando arte contemporânea no mestrado e essa introdução da sua tese me interessou muito. obrigada e beijos, Patricia Mencer

  4. Renata says:

    Olá Patricia, a introdução a que vc teve acesso neste link é do Cosmo, não é minha. Meu trabalho ainda esta em andamento e tenho ainda no momento pouco a mostrar. Poderíamos trocar ideias por e-mail, quem sabe nos ajudamos?

  5. Cíça Mora says:

    A JR COSMO:
    Olá, boa tarde.
    Gostaria de saber se há disponibilidade deste estudo aqui na internet; se algo já foi publicado.
    E se sim, como adquirir a publicação na íntegra.

    Obrigada.

    • jrcosmo says:

      Olá Maria Cecilia, o trabalho sobre arte contemporânea, cuja introdução foi publicada no meu blog, será enviado para seu email. Não tenho formação em estética e o referido trabalho foi apresentado como conclusão de uma das disciplinas de Filosofia Contemporânea. Portanto, peço que você leve em consideração que não se trata de um trabalho acadêmico de um expert no assunto. Se você quiser, mande seu feedback após a leitura. Cordialmente,

      • Cíça Mora says:

        Obrigada, JRCOSMO. Já recebi o arquivo e vou lê-lo. Fique tranqüilo porque filtrarei as informações que achar pertinentes, de forma que nada do que mencionou seja colocado fora de contexto. Agradeço mais uma vez sua pronta resposta e sua boa vontade em me disponibilizar seu trabalho. Quando terminar a leitura, voltarei. Um grande abraço e muito obrigada.
        Cíça Mora

  6. katiane says:

    nao me ajudou em absolutamente nada ;)

    • jrcosmo says:

      Katiane, sinto muito não ter ajudado você. Ao publicar o post sobre Arte Contemporânea tinha como objetivo registrar na web um trabalho que me custou horas para elaborar e que, eventualmente, pudesse auxiliar outras pessoas na compreensão da arte contemporânea. Ressalto apenas que não sou um expert nesta área mas este trabalho me ajudou a entender alguns movimentos artísticos nesta área. Um cordial abraço e espero que você encontre algo que te ajude,

  7. Aparecida Freire says:

    Olá! J R cosmos,
    Gostaria muito de receber seu trabalho na integra para uma leitura mais aprofundada. Uma vez que seu trabalho se apresenta bastante interessante para mim, pois estou desenvolvendo um trabalho sobre arte contemporânea em meu TCC no curso de Artes Visuais – Licenciatura.
    Desde já agradecida!

  8. marilza dos santos maia da paixão says:

    Olá J R Cosmos sou acadêmica de artes visuais e estou querendo desenvolver meu artigo cientíco sobre arte contemporânea e tenho certeza que a leitura desse seu trabalho iria me ajudar bastante; você poderia enviá-lo na íntegra pra mim?
    Desde já sou grata.
    Abraços.

  9. marilza dos santos maia da paixão says:

    Estou aqui agradecendo o material que me foi enviado J R Cosmos. já li e com certesa já me auxiliou muito na comopreensão. Muito obrigada.

  10. isabelle benard says:

    olá Jr Cosmos

    gostei bastante da introdução do seu texto sobre arte contemporânea. me interessa ler a continuação. vc poderia enviá-lo para mim?

    att
    isabelle

  11. Beatriz says:

    Bom dia JRCOSMO.
    Faço minhas, as palavras da Isabbelle. Pode enviar uma cópia? Agradeço e sucesso.
    Beatriz

Leave a Reply

